quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rodada dupla no Castelão tem segurança semelhante ao Réveillon

Réveillon de Fortaleza tem média de público de um milhão de pessoas (Foto: Alex Costa / Ag.Diário)Réveillon de Fortaleza tem média de público de um
milhão de pessoas (Foto: Alex Costa / Ag.Diário)

Mil homens da Polícia Militar do Ceará farão a segurança na reabertura oficial do Castelão - agora Arena reformada e modernizada para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. No dia 27 de agosto, Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia jogarão pela Copa do Nordeste.

O número de policiais militares é semelhante ao utilizado para garantir a segurança no Aterro da Praia de Iracema durante a festa de Réveillon em Fortaleza, que recebe em média um milhão de pessoas. Diferente da festa da virada de ano, porém, a carga de ingressos que será colocada à disposição para vendas é de 55 mil.

- O problema é que num estádio existe uma outra atmosfera muito mais propícia a haver qualquer tipo de confusão - ressalta o comandante do policiamento de eventos do estado, major George Benício.

O esquema de segurança foi divulgado nesta quarta-feira, juntamente com todo o plano de ação para a rodada dupla. Além dos mil homens da PM, 80 guardas municipais e 110 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza compõem o esquema de segurança das partidas. Uma frota de 116 ônibus, sendo 50 deles extras, estarão disponíveis para facilitar o acesso dos torcedores à Arena Castelão.

Número de policiais é quase o dobro do usado para um Clássico-Rei

O número de mil policiais chama a atenção também para o fato de ser quase o dobro do efetivo utilizado no último Clássico-Rei disputado no Castelão antes da reforma: 600 homens. Para a Polícia Militar, a rodada dupla é encarada como um desafio.

- A Policia Militar vislumbrou isso como um grande desafio. Nós estamos tratando assim e nos preparamos e montamos esse planejmaneto. Como o estádio vai estar totalmente dividido, nós estamos partindo do principio que ao terminar o primeiro jogo, boa parte da torcida vai estar saindo pelo lado oposto, então não tem como as torcidas se encontrarem - planeja o comandante.

Castelão, Dezembro (Foto: Glauber Queiroz / ME)Torcidas entrarão por lados opostos no Estádio Castelão no dia 27 de janeiro (Foto: Glauber Queiroz / ME)

Deslocamento das torcidas

A ideia da PM é de que as torcidas de Ceará e Fortaleza não se encontrem na chegada e saída da Arena. Haverá também espaços reservados aos torcedores de Bahia e Sport. Os torcedores do Ceará, bem como os do Sport, entrarão na Arena pela avenida Alberto Craveiro, enquanto as torcidas de Fortaleza e Bahia terão acesso pelo outro lado, na avenida Paulino Rocha.

O Governo do Estado decidiu utilizar a separação de torcidas para este primeiro jogo, diferente da ideia inicial de misturar todos os torcedores. Os ingressos darão direito a acompanhar as duas partidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário