Craque do Futuro - 25/01/2013 - 18:10 Fortaleza (CE)
O primeiro Clássico-Rei de 2013 ocorreu nos bastidores. E o Ceará levou a melhor. À procura de um centroavante, o Alvinegro "atravessou" o arquirrival Fortaleza e contratou Anselmo, que esteve no futebol chinês em 2012 e tinha um acerto verbal com o Tricolor. Destaque do Atlético-GO no Brasileirão de 2011, o novo reforço do Vovô foi apresentado na última quinta-feira, em Porangabuçu. O atacante, de 32 anos, celebrou o acerto, deixou claro que chega para ser o camisa 9 da equipe e tratou de desmentir a negociação com o Fortaleza.
Depois de seu empresário, Lúcio de Souza, acertar as bases salariais e tempo de contrato com a diretoria do Ceará, Anselmo desembarcou em Fortaleza, realizou exames médicos e testes físicos e assinou o vínculo, que se estende até o final de novembro. Depois, foi apresentado pelo presidente Evandro Leitão e o vice-presidente e diretor de futebol Robinson de Castro.
- Estou muito feliz com o acerto com o Ceará... É uma grande equipe e espero que eu possa mostrar um bom futebol, ajudando o clube a conquistar os seus objetivos. Conheço a torcida e sei que é diferenciada, então, acredito que darei muitas alegrias ao torcedor - projetou o jogador.
Carioca, o experiente atacante foi revelado pelo Palmeiras. Depois, defendeu clubes como Ponte Preta, Paysandu, Naútico e Vasco. O último clube brasileiro pelo qual jogou foi o Atlético-GO, no Brasileirão de 2011. Anselmo foi o artilheiro da equipe goiana na competição, com 12 gols. Em 2012, rumou para a China para vestir a camisa do Shanghai Shenxin. No time asiático, com a camisa 10, disputou 28 jogos e marcou 13 gols. O contrato se encerrou no final de 2012, e o atacante retornou ao Brasil. Famoso pelo faro de gol, Anselmo espera balançar as redes pelo Alvinegro, mas prioriza o coletivo.
- Vou sempre almejar a artilharia, mas o que vem em primeiro lugar é a vitória do Ceará. É óbvio que eu quero conquistar títulos individuais, mas sempre priorizando as conquistas do clube... Se o time for campeão e eu for o artilheiro fica tudo ótimo - ponderou Anselmo.
- Eu comecei a carreira como meia-atacante, então tinha mais a obrigação de servir. Com o decorrer do tempo, a gente vai se tornando esse jogador. O treinador vai te aperfeiçoando para que isso possa acontecer. Hoje eu posso colocar, com todas as palavras, que sou, sim, esse jogador, o finalizador. E espero estar colocando em prática tudo aquilo que coloquei nos últimos anos na minha carreira e até mais aqui no Ceará para que a gente possa corresponder à expectativa - completou.
No Vovô, Anselmo irá disputar posição com Cléo, Magno Alves, Pingo e Romário, mas chega como principal candidato à camisa 9. Porém, o jogador, que não fez pré-temporada, provavelmente precisará de alguns dias para recuperar a forma física, já que a última vez que entrou em campo foi no dia 3 de novembro de 2012, quando marcou os dois gols do Shanghai Shenxin na derrota para o Liaoning Whowin por 3 a 2.
- Essa resposta é complicada porque o jogador quer estar jogando amanhã (risos). Mas eu tenho que conversar com o preparador físico e o treinador. Primeiro, tenho que estar à disposição fisicamente e tecnicamente para que o treinador possa me utilizar quando achar necessário. Se depender de vontade, eu quero estar jogando o mais rápido possível.
Sem polêmica
Após a passagem pelo Shanghai Shenxin, Anselmo estava sem clube. Chegou a negociar com o Boavista, mas os valores emperraram a negociação. Na semana passada, chegou a um acordo com o Fortaleza. O empresário do atacante, Lúcio de Souza, era aguardado pela diretoria tricolor no início desta semana para bater o martelo, mas não apareceu. O agente apenas ligou para informar que recebera outra proposta e que o destino do jogador seria outro. O Leão, então, desistiu do atacante. A nova oferta era do Ceará, que procurava um camisa 9 no mercado após negociações frustradas com Giancarlo, da Ponte Preta, e Bill, ex-Santos e que foi para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
Durante a apresentação no Alvinegro, Anselmo evitou criar polêmica. Cauteloso, negou que tenha negociado, mas admitiu que seu empresário foi procurado pelo Fortaleza. No entanto, o LANCE!Net apurou que o agente do atacante já tinha chegado a um acerto verbal com o Tricolor, na última semana: contrato até o final do ano e salário em torno de R$ 60 mil, que seria pago com ajuda de conselheiros - que, inclusive, já tinham sido acionados pela diretoria para repassar o dinheiro.
- A mim não foi passado nada. Nós não chegamos a conversar direcionado a isso, até porque eu tinha deixado claro para o meu procurador que, a princípio, (a prioridade) seria uma volta para a China, porque, graças a Deus, eu ainda tenho mercado lá, mas eu tinha muita vontade de estar próximo da minha família de novo, voltar a jogar no futebol brasileiro, para mim, seria muito bom. Aí, sim, houve o contato diretamente com o pessoal do Ceará, e isso me motivou bastante porque eu tinha conhecimento da paixão do torcedor, da história do clube, tenho amigos que passaram por aqui e que me deram boas informações em todos os sentidos: diretoria, do trabalho realizado, evolução que o clube tem tido, mesmo tendo atravessado momentos difíceis. A gente sabe que é um grupo forte que vai ser montado com o objetivo de voltar à Série A. E eu quero fazer parte desse projeto, e isso me motivou a vir para cá - destacou, em entrevista à Rádio Assunção.
Ficha técnica:
Nome: Anselmo Tadeu Silva do Nascimento
Data de nascimento: 24/10/1980
Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
Altura: 1,83 m
Peso: 76 kg
Clubes: Palmeiras, Al-Sailiya-CAT, Ponte Preta, Paysandu, Náutico, Criciúma, Avaí, Vasco, Boavista, Halmstads-SUE, Botafogo-SP, Atlético-GO e Shanghai Shenxin-CHI
Nenhum comentário:
Postar um comentário