Milton Otaviano tenta evitar novos equívocos na
arbitragem cearense (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)
A fase da arbitragem brasileira não é das melhores e, no Ceará, tem sido tão difícil quanto. Na tentativa de evitar novos erros no Estadual, a Federação Cearense de Futebol (FCF) investe em atividades contínuas com os 86 árbitros - e assistentes - que fazem parte de seu quadro: 47 deles são só da primeira divisão local.
Nos dois primeiros sábados de fevereiro, eles passaram por treinamento prático de posicionamento, deslocamento, agilidade mental e reflexo, além do que eles chamam de circuito integrado físico-técnico, que ajuda na tomada de posição.
- Não temos data pra encerrar esses trabalhos. Temos que manter os árbitros em atividade, pra eles não ficarem numa zona de conforto. Não pode relaxar - explica o Presidente da Comissão de Arbitragem da FCF, Milton Otaviano.
No próximo sábado (23), será a vez de os árbitros se consultarem com uma psicóloga, contratada pela Federação. A atividade começa às 8 horas e segue até as 11, como parte do novo programa de arbitragem da entidade local.
O calendário das atividades se ajusta de acordo com os jogos do Estadual e da Copa do Nordeste e ainda precisa ser conciliável com os cursos promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Fifa, dos quais eles participam constantemente.
De acordo com Milton Otaviano, todos os árbitros serão submetidos a essa espécie de reciclagem, e não apenas o que foram apontados por clubes como responsáveis por erros durante jogos do Campeonato Cearense.
Ferroviário se diz o grande prejudicado pela arbitragem cearense (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)
Os trabalhos com os árbitros e assistentes no Ceará tiveram início após inúmeras reclamações principalmente da diretoria do Ferroviário, que se disse prejudicado na derrota por 3 a 2 para o Icasa. Os empates entre Icasa e São Benedito também tiveram polêmicas e até um gol de mão foi validado no jogo em que o Guarany de Sobral venceu o Crato por 1 a 0.
Durante entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Comissão de Arbitragem da FCF admitiu que os árbitros têm se equivocado em algumas partidas.
- Vou chamar a atenção de todos e apontar os erros que vêm acontecendo - disse, à época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário