domingo, 30 de setembro de 2012

França vira dúvida no Criciúma que enfrenta o Ceará na sexta-feira

França, volante do Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma E.C.)França sente dores e vira dúvida para paritda
(Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma E.C.)

Se depender da atuação na vitória por 2 a 0 sobre o CRB, a vaga está garantida no Criciúma. No entanto, o volante França é dúvida para a próxima partida do time catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador deixou o Rei Pelé com dores na coxa esquerda e pode não estar no Heriberto Hülse às 21h de sexta-feira para a partida contra o Ceará. O técnico Paulo Comelli espera contar com o atleta.

Na sua estreia com a camisa do Criciúma, França recebeu elogios do treinador e também a preferência do treinador da equipe. No entanto sua condição preocupa. De acordo com o médico Manoel Monteiro, o jogador precisa ser avaliado pelo departamento médico.

— Após o término do segundo tempo ele sentiu. Seu estado é preocupante para o jogo contra o Ceará. Na segunda-feira ou, no máximo, terça vamos fazer exames de imagem para ter uma avaliação mais detalhada. Mas é uma situação que depende muito do jogador. Se ele estiver bem, tranquilo. Se não estiver legal, vamos fazer exames e trabalhar para que ele fique em condições e possamos liberá-lo para jogar.
 

Paulo Comelli gostou da atuação do jogador diante do CRB. O treinador do Tigre não apenas espera contar com o volante, como garantiu que França chegou ao elenco do Criciúma para ser titular.

— O França marca forte e também chega bem a frente. Ele tem técnica boa e tem que jogar. Gosto de volante assim. Caiu bem no time. Trouxe ele para jogar, porque sei como joga. Espero que esteja em condições. Vai ser importante contra o Ceará. Se não estiver disponível, vai fazer falta. Vamos torcer para que não seja nada grave.



Ceará empata em casa com o Ipatinga e se mantém longe do G-4

O Ceará não conseguiu vencer o lanterna Ipatinga na noite deste sábado. Memso jogando em casa, no Presidente Vargas, e com uma boa presença do torcedor alvinegro, o Vovô ficou no 1 a 1 com o Tigre.

O empate foi um resultado bem ruim para o Ceará, que acabou perdendo a chance de se reaproximar do G-4 e ainda perdeu uma posição na tabela. O Alvinegro caiu para a 8ª posição, com 42 pontos conquistados.

Para o Ipatinga, continua a saga, enquanto houver chances matemáticas. O time comemorou o empate, mas se mantém na lanterna com 17 pontos, mesmo número do Barueri. Na próxima rodada, o Ceará tem duelo difícil fora de casa contra o Criciúma. O Tigre jogará em casa contra o Guarani.

Ceará domina 1º tempo, mas cede empate

O jogo demorou para engrenar. As duas equipes começaram a partida um pouco lentas. A primeira boa chance do Ceará só veio aos 10 minutos. Em cobrança de escanteio, Daniel Marques tentou aproveitar, mas acabou se atrapalhando e ficando apenas no susto.

Aos 16 minutos, Apodi foi até a linha de fundo, no seu estilo, e cruzou na cabeça de Magno Alves. Ele testou firme, mas a bola acabou indo por cima do gol de Helton Leite. O gol alvinegro começava a amadurecer e veio logo em seguida. Aos 18 minutos, Robert passou a bola para Magno Alves, que chutou firme. O goeliro Helton Leite rebateu, e no rebote, Magno mandou para o fundo das redes.

O Vovô dominava as ações. O Tigre pouca coisa fazia para mudar o resultado. Mesmo parecendo entregue, o Ipatinga arranjou um empate. Aos 31 miuntos, Bruninho arriscou chute de fora da área. A bola desviou em Luizão e enganou o goleiro Fernando Henrique, que ficou completamente batido no lance.

Aos 41 minutos, o Ceará ainda acertou o travessão com Magno, em um bonito chute. O goleiro Helton Leite pegou mais uma, com um leve toquinho, desviou para o travessão.

Ceará x Ipatinga, pela Série B do Brasileirão (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)Ceará não conseguiu converter as chances em gols (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)

2º tempo: ataque contra defesa

Na segunda etapa do jogo, o Ceará foi todo para cima. Logo de cara, PC Gusmão fez duas alterações na sua equipe. Tirou Robert e Jardel, colocando em campo Misael e Róbston. O Vovô tentou buscar o gol.

Os primeiros minutos foram sufocantes para o Tigre. Aos 10 minutos, um lance incrível. Uma confusão na área do Ipatinga, Magno Alves tentou duas vezes na mesma jogada. Em uma delas, acertou a trave. No rebote, Daniel Marques ainda tentou, mas acabou se atrapalhando novamente.

Aos 13 minutos, Apodi perdeu mais uma chance para o Vovô. ele viu o goleiro adiantado, tentou por cobertura e acabou mandando a bola no travessão.

O Ceará dominava a partida, mas não conseguia transformar as chances em gols. aos 31 minutos, Edson ainda foi expulso por uma falta mais dura em João Marcos. Mesmo com um a menos, o Ipatinga não deu chances e espaços para o Ceará.

No finalzinho do jogo, Misael ainda tentou em uma cabeçada, mas mandou por sobre o gol de Helton Leite. O Ceará acabou saindo com um empate e sob muitas vaias do Presidente Vargas.



Técnico de 11 anos dá palestra para grupo profissional do Ceará

Reforço de última hora no Ceará, e na comissão técnica especificamente. O garotinho Wesley Bruno, de 11 anos, treinador de um time na periferia de Fortaleza, apareceu em Porangabuçu e foi recebido por todo o time profissional (Veja reportagem ao lado). O convite para Wesley ir na sede do clube falar com os jogadores partiu do próprio PC Gusmão, em visita que o treinador fez a comunidade do garotinho, no bairro Novo Barroso.

- Ele é uma pessoa especial. Só traz coisa positiva, energia. A gente ficou feliz com a visita e ele passou as mensagens dele, os jogadores riram, passou como é comandar um grupo e sentiu na pele também aqui no Ceará - afirmou PC.

Wesley não se intimidou com a presença de dezenas de atletas experientes ao seu redor. Contou sua trajetória, o que viu e viveu na comunidade pobre e o que projeta para o futuro dele e dos 'alunos' do Cearazinho.

- Eu que vim de comunidade pobre sei o que ele ta passando. Já vi pessoas baleadas, pessoas fumando maconha, cheirando cola ao meu lado. E um menino de 11 anos fazer a diferença como ele faz é muito importante - explica o volante João Marcos.

A partir de exemplos práticos, Wesley também aconselhou o time do Ceará.

- Vocês (que estão no banco) tem que torcer para quem está no campo. Não pode ficar colocando zica no time. É pra torcer porque aí vocês vão entrar também. Vou tirar um e colocar o outro, como faço lá no bairro - disse o menino.

Wesley Bruno dá palestra para os jogadores do Ceará, acompanhado pela Comissão Técnica (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Para o jogo contra o Ipatinga, o mini-técnico não escondeu da imprensa o que passou para seus 'comandados'.

- Não menosprezar o adversário pra continuar a luta pelo acesso à Série A - pontua o treinador.

É bem verdade que ele não teve como treinar o grupo, como PC Gusmão. Mas projeta um período determinado para isso acontecer e faz um alerta aos adversários de daqui a alguns anos.

- Daqui a 15 anos, vou ser o técnico do Ceará. Pode se preparar - garante Wesley.



Com esperança no acesso, Ceará recebe o lanterna Ipatinga

Ipatinga x Ceará (Foto: Sergio Roberto / Agência Estado)No primeiro jogo, Mota foi decisivo para o Ceará
(Foto: Sergio Roberto / Agência Estado)

O Ceará já esteve mais perto do G-4. A derrota na rodada passada pesou um pouco nos jogadores alvinegros e mexeu com o discurso deles que, agora, só pensam em não errar mais e nem desperdiçar pontos - principalmente em casa. Neste sábado, às 21h (de Brasília), o Vovô recebe o Ipatinga no estádio Presidente Vargas no maior clima de decisão, mesmo enfrentando o lanterna da Série B.

Para lotar o PV, a diretoria alvinegra baixou preços do ingressos para R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O Vovô ainda sonha com um possível acesso à Série A. Quer somar 24 pontos até o final da competição, mas precisa ter aproveitamento de campeão para chegar lá.

Na parte de baixo da tabela, o Ipatinga segue rumo ao rebaixamento. O Tigre só ganhou quatro jogos, em 26 disputados até aqui, somando apenas 16 pontos. Para não cair, apenas um milagre e uma matemática na qual teria que contar com a ajuda de muita gente.

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo ao vivo para todo o país, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 20h30.

header as escalações 2

Ceará: sem a confirmação de Mota no time, o técnico PC Gusmão pode escalar mesmo Magno Cruz como homem de armação e abortar a ideia de lançar três atacantes. O esquema com três zagueiros, do último jogo, também está descartado. No meio-campo, também há mudanças. Sem Juca, suspenso, Jardel ficou com a vaga, enquanto Eusébio retorna à equipe, após ficar de fora contra o Atlético-PR. A escalação: Fernando Henrique; Apodi, Daniel Marques, Luizão e Márcio Careca; Jardel, João Marcos, Eusébio e Magno Cruz (Mota); Robert e Magno Alves.

Ipatinga: o técnico Eugênio Souza tem à disposição todos os jogadores do elenco. Em Ipatinga, nada de suspensos ou lesionados. Desta forma, o Tigre deve entrar em campo com Helton Leite; Gedeílson, Eron, Max e João Victor; Anderson Uchoa, Leandro Brasília, Max Carrasco e Márcio Diogo; Léo e Bruninho.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Ceará: o volante Juca cumpre suspensão automática. O meia Leandro Chaves, recuperado de lesão na coxa, começou a treinar com bola esta semana, mas ainda não foi relacionado pelo técnico.

Ipatinga: nenhum atleta.

header fique de olho 2
Ceará:
no atacante Magno Alves. Depois de jogar alguns minutos no segundo tempo contra o Atlético-PR e chegar a perder um gol, o atacante deve começar a partida contra o Ipatinga e é uma das principais esperanças de balançar as redes neste sábado.

Ipatinga: No meia Márcio Diogo. Depois da saída de Wellington Bruno para o Flamengo, ele se tornou a principal referência no meio para a criação de jogadas do Tigre. Com o gol marcado na última rodada contra o Criciúma, pela 26ª rodada da Série B, Márcio Diogo somou quatro gols na competição, assumindo a vice-artilharia do Ipatinga na Segundona.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Fernando Henrique, goleiro do Ceará: “O Ceará já desperdiçou todos os pontos que poderia desperdiçar e, daqui pra frente, o único pensamento do grupo é vencer os seus compromissos. Não podemos mais dar mole, principalmente em casa, então, vamos respeitar o adversário, mas lutaremos pelos três pontos com muita garra e determinação.

Tiago Alencar, zagueiro do Ipatinga: “Estamos jogando bem, mas a vitória não está acontecendo. Precisamos vencer e estamos encarando o jogo como uma final de campeonato. Enquanto houver chances matemáticas da gente se livrar do rebaixamento, iremos lutar. Espero que o Ipatinga faça mais uma boa partida e que saia vitorioso de campo”.

header último confronto v2

O último jogo entre Ceará e Ipatinga ocorreu no dia 26 de junho, ainda no primeiro turno da Série B. Em partida disputada no Ipatingão, o Ceará levou a melhor, vencendo a primeira partida fora de casa na competição: 2 a 1 (veja os gols ao lado). Romário e Mota marcaram para o Vovô ainda no 1º tempo. Chiquinho descontou para o Ipatinga na segunda etapa. Os donos da casa tiveram ainda a oportunidade de chegar ao empate, mas o Ceará soube segurar o resultado positivo até o fim.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mota treina, mas PC Gusmão não gosta e atacante deve desfalcar o time

O atacante Mota foi relacionado para o jogo, foi escalado no coletivo de quinta-feira e treinou novamente nesta sexta (28), mas deve ficar fora do time que enfrentará o Ipatinga, neste sábado (29), no Estádio Presidente Vargas.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o técnico PC Gusmão revelou que não gostou do que viu no treino desta sexta. Ao ser indagado se o atacante iria para o jogo, o treinador respondeu:

- Se ele apresentar o que apresentou hoje, aqui no treinamento, não.

O jogador só irá a campo, se apresentar evolução suficiente no músculo adutor da coxa direita em menos de 24 horas.

Mota sentiu as primeiras dores no treino de quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Mota sentiu as primeiras dores no treino de quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Mota primeiro apareceu de chinelas no gramado, mas, minutos depois, calçou as chuteiras para treinar com o grupo. Constantemente, ele pegava na coxa, indicando possíveis dores.
Como ele seria um atacante mais recuado, na função de criação do time, seu substituto será o meia de ofício Magno, para servir o ataque formado por Magno Alves e Robert.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Organizadas cadastraram menos da metade dos integrantes no MP-CE

O prazo para cadastrar integrantes de torcidas organizadas junto ao Ministério Público expirou nesta quarta-feira (26) e muitos ficaram de fora, alguns por receio em preencher os dados necessários, outros por simples resistência em ser identificado. De acordo com o presidente da Cearamor, Jeysivan Silva, 1.500 cadastros foram feitos, de um total de cerca de 6 mil pessoas que fazem parte da torcida. Na Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), segundo o presidente Eliesio Afonso, 1.400 pessoas fizeram o cadastro. Ao todo, são aproximadamente 7 mil integrantes.

Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o procurador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales, informou que todos os cadastros serão checados um a um pela assessoria do Núcleo, a fim de identificar se há algum problema. O processo, segundo Wilson Sales, é demorado e não há prazo para o cadastro entrar em vigor.

Processo de convencimento dos torcedores é contínuo

Assim a gente vai poder identificar quem é mesmo torcedor de verdade e quem não é"

Presidente da TUF

As torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza se organizaram para cumprir o que prometeram, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em abril deste ano, pelos presidentes das torcidas, e tiveram trabalho para convencer os integrantes a fazerem o cadastro.

- Muitos acham que não é preciso. Muitos não querem dar CPF, principalmente - explica Jeysivan.

O presidente da TUF, Eliesio Afonso, informou que os membros da TUF têm manifestado receio ao receber as fichas de cadastro. A diretoria tenta apresentar argumentos para mostrá-los que o cadastramento dos integrantes é bom para o clube e para o futebol cearense.

- Se for mesmo para qualificar a torcida, ótimo. Eu prefiro qualidade do que quantidade, porque tem muita gente infiltrada na nossa torcida que faz baderna e estimula a violência. Espero que seja mesmo para tirar esse pessoal e é isso que falo para os torcedores da TUF - afirma Eliesio.

O tricolor também defende a criação de um setor somente para os integrantes da torcida organizada.

- Assim, a gente vai poder identificar quem é mesmo torcedor de verdade e quem não é - diz.

Do lado alvinegro, a Cearamor criou uma norma a parte para fazer com que os integrantes oferecessem seus dados. Nas reuniões frequentes com grupos de bairro, eles adotaram um critério que fez com que muitos se rendessem às fichas do Ministério Público.

- Para aderirem à camisa de bairro, têm que fazer cadastro. E a gente só faz camisa de grupos de bairro, nos locais que tiverem no mínimo 40 pessoas, todas elas com cadastro - explica Jeysivan.

De argumento em argumento, as torcidas continuam colhendo cadastros e enviando aos órgãos competentes. A TUF pretende enviar mais 1.500 fichas até o fim de outubro, por exemplo.

Cadastro irá facilitar a identificação de falsos torcedores

Os atos de violência ocorridos antes da partida entre Fortaleza e Paysandu, no Estádio Presidente Vargas, acabaram com a suspensão de um torcedores do Leão, por 90 dias, do PV, com adereços e objetos que identifiquem a torcida organizada. Eles, entretanto, não estão proibidos de frequentar o Estádio. Isso só seria possível, se houvesse a identificação de cada um que cometeu atos de violência. O que seria viável com o cadastro junto aos órgãos de segurança.

Como um caso caro, neste mesmo episódio, o MP-CE conseguiu recomendar punição a um torcedor que havia atirado bomba no vidro de proteção do PV. Por ter sido identificado, ele ficará afastado por um ano dos jogos do Fortaleza e, em cada dia de partida do Leão, terá que comparecer ao Frotinha do bairro Parangaba, na Capital cearense, para prestar serviços sociais.

Além das cenas de violência vistas na partida válida pela Terceirona, a suspensão, por seis meses, da Torcida Jovem do Flamengo (TJF) dos estádios de todo o Brasil é outro exemplo que o Ministério Público Estadual utiliza para se fazer valer o TAC. Integrantes da TJF são investigados pelo assassinato de um torcedor do Vasco, Diego Leal, de 30 anos, no dia 19 de agosto, antes do clássico entre as duas equipes no Estádio do Engenhão.

Torcida Ceará e Fortaleza (Foto: Tuno Vieira/ Natinho Rodigues/ Ag. Diário)Torcidas de Ceará e Fortaleza (Foto: Tuno Vieira/ Natinho Rodigues/ Ag. Diário)

Entenda o processo para regulamentar torcidas e torcedores

Após assinarem o TAC, as torcidas tiveram 90 dias para regulamentarem seus atos constitutivos - nome da torcida, estatuto, sede, fontes de recurso etc. Veja abaixo as que enviaram seus dados a tempo para o MP:

Torcida Organizada Cearamor
Movimento Organizado Força Independente (MOFI)
Torcida Ceará Chopp
Torcida Setor Alvinegro
Torcida Cangaceiros Alvinegros
Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF)
Jovem Garra Tricolor - JGT

Elas tiveram até o dia 26 de setembro para enviar a ficha dos integrantes de suas torcidas, conforme apresenta a Cláusula Segunda do TAC:

O cadastro deverá ser realizado por meio eletrônico (arquivo digital), com cópia às seguintes instituições: respectiva agremiação esportiva para qual torce, CIPE, Polícia Civil, SECEL, FCF e NUDETOR, devendo conter, dentre outros dados, o nome completo do integrante, naturalidade, filiação, RG, CPF, estado civil, profissão, escolaridade, endereço residencial e o comercial, fotografia, além de assinatura, nos termos do art. 2º-A, parágrafo único, da Lei nº
10.671/03 e do art. 2º, da Lei Municipal nº 9.192/2007.

Com esses dados, a determinada torcida deverá expedir uma carteira de identificação de seu membro e entregar uma cópia delas a todos os órgãos citados no TAC. Depois da data a ser determinada, o integrante da torcida poderá ser impedido de entrar nos Estádios
trajando ou portando qualquer adereço da torcida se não exibir, quando solicitado,
o documento de identificação.

Evitar a violência de todas as formas é a ideia principal do TAC. Em caso de descumprimento das normas, serão aplicadas as medidas educativas de advertência ou suspensão de comparecimento aos estádios que sediem eventos esportivos de futebol, seja em campeonato estadual, nacional ou internacional. Eles ainda estarão sujeitos a multas que variam de mil a dez mil reais.



Ceará treina com três atacantes e Magno Alves entre os titulares

Magno Alves deve estrear contra o Atlético-PR (Foto: Divulgação / CearáSC.com)Magno Alves deve começar o jogo contra o Ipatinga
como titular(Foto: Divulgação / CearáSC.com)

PC Gusmão comandou, na manhã desta quinta-feira, o primeiro treino coletivo do Ceará na semana. O treinador fez alterações em quase todos os setores e prepara uma equipe bastante ofensiva para a partida contra o Ipatinga neste sábado.

A principal mudança é a troca de três zagueiros - no esquema utilizado contra o Atlético-PR - por três atacantes. PC testou o time com Magno Alves, Robert e Mota na frente. Este último deve fazer o papel também de criação da equipe, como uma espécie de meia-atacante, como já atuou em outras partidas pelo Vovô.

Mota chegou a sentir dores no músculo adutor na coxa durante o treinamento, mas o departamento médico informou que o jogador não preocupa e deve ir para  partida.

Sem Juca no meio-campo, cumprindo suspensão automática, quem treinou em seu lugar foi o volante Jardel. Heleno, que poderia brigar pela vaga, novamente não foi relacionado para o jogo.

Eusébio se recuperou bem da lesão, treinou sem dores e também retorna à equipe titular. Completa o meio-campo o volante João Marcos. O Ceará treinou com a seguinte equipe: Fernando Henrique; Apodi, Daniel Marques, Luizão e Márcio Careca; Jardel, João Marcos e Eusébio; Mota, Robert e Magno Alves.

Veja abaixo a lista com os 18 relacionados:

Goleiros: Fernando Henrique e Dionathan
Laterais: Márcio Careca, Apodi e Paulo Sérgio
Zagueiros: Daniel Marques, Thiego e Luizão
Volantes: Eusébio, Jardel, João Marcos e Róbston
Meia: Magno
Atacantes: Magno Alves, Mota, Itamar, Robert e MIsael
 



Lembra Dele? Maurílio, hoje técnico, não vê Verdão rebaixado e 'deve' a RC

Os tempos eram outros. Medo de rebaixamento como agora? Nem pensar. O elenco tinha Edilson, Edmundo, Evair, Antônio Carlos, Zinho, Mazinho, Rincón, Rivaldo, Roberto Carlos. E um garoto, bem menos famoso, um tal de Maurílio, no meio deles. A constelação do Palmeiras no início da era Parmalat ficou na história como um dos melhores esquadrões do futebol brasileiro. Entre 1993 e 1994, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo  encerrou um jejum de 18 anos sem títulos no Palestra Itália. Foi bicampeão paulista e brasileiro, além de conquistar um Torneio Rio-São Paulo (veja, no vídeo ao lado, vitória sobre o São Paulo, com gol de Maurílio, pelo Estadual de 94). Aquele elenco estelar tinha o atual treinador do Vitória de Santo Antão, de Pernambuco - na época, um jovem ainda engatinhando em uma carreira que, de certa forma, foi erguida nas costas de Roberto Carlos.

Maurílio - Vitória de Santo Antão (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Maurílio treina o Vitória, clube da segunda divisão pernambucana (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)

Maurílio, que hoje não acredita em rebaixamento do Palmeiras, apesar da má fase, tinha apenas 21 anos quando fez parte daquele time palmeirense do início da década de 90. Foi o segundo clube da carreira do atacante, que defendeu 21 agremiações até pendurar as chuteiras em 2009. A trajetória dele começou no Paraná, e foi com a camisa paranista que seu destino cruzou com o de Roberto Carlos.

Maurilio Palmeiras arquivo (Foto: Ag. Estado)Maurilio nos tempos de Palmeiras: vaias e vitórias
(Foto: Agência Estado)

Explica-se. Maurílio é brasiliense, mas começou a carreira no Paraná porque aproveitou a passagem pela casa de um tio, em Curitiba. Fez um teste aos 18 anos e assinou o primeiro contrato. Começou bem, mas depois passou por uma maré de azar que o colocou como terceira opção do ataque. Estava em vias de ser negociado. Mas sua sorte mudou.

- O técnico Otacílio Gonçalves conversou comigo e disse que eu ia sair do clube. Fiquei triste, sentei ao lado da trave e comecei a rezar, me perguntando o que tinha feito de errado. Eu me conformei. No último treinamento antes do jogo, o atacante titular estava com a mão engessada e não poderia jogar. Então, o ponta que ia substituí-lo sentiu uma fisgada na coxa e também ficou fora. Fui chamado às pressas para ficar no banco. Na concentração, curtindo meu último pré-jogo com o Paraná, Otacílio me chamou e disse que eu ia jogar. Eu me emocionei e disse que estava rezando no quarto para ter dez minutos na partida, que ele não ia se decepcionar por me dar 90 minutos.

O jogo em questão era contra o União São João, pela Série B do Brasileiro de 1992. No time de Araras, Maurílio ia enfrentar dois futuros companheiros de Palmeiras: o goleiro Veloso e o lateral-esquerdo Roberto Carlos. E justamente no embate com o lateral é que o atacante paranista se deu bem.

- Brinco com Roberto Carlos que foi ele quem me salvou no futebol, pois pintei e bordei em cima dele nesse jogo. Na primeira bola que peguei, dei uma caneta nele e levei uma sapecada. Roberto levou amarelo. Na segunda bola, dei um passe para Saulo e quase saiu um gol. Fui ganhando confiança e jogando bem. No segundo tempo, Roberto Carlos estava atordoado, dei um drible e fui agarrado. O juiz mandou o vermelho na hora e caí nas graças da torcida. Quando estávamos no Palmeiras, agradeci a ele e caímos na risada.

A partida terminou empatada por 0 a 0, mas firmou Maurílio no Paraná. A saída foi cancelada, e ele ganhou um aumento salarial. O atacante acabou sendo peça-chave na campanha que deu o título da Série B aos paranistas.

O trabalho credenciou Otacílio Gonçalves para comandar a primeira equipe do Brasil com parceria multinacional. Ele foi a ponte para Maurílio aportar no Palmeiras da Era Parmalat, empresa italiana de laticínios que passaria a gerir o clube (relembre no vídeo ao lado a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense no Brasileirão de 93, com gol do ex-atacante).

- Na despedida de Otacílio, ele foi apertando a mão de todo mundo. Quando chegou a minha vez, ele me abraçou e disse ao meu ouvido: "Até daqui a pouco." Não entendi, fiquei curioso. Acabei sendo um dos primeiros contratados da Parmalat.

Inspiração no passado

Maurílio - Vitória de Santo Antão (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Maurílio no treino: mais observa do que fala
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Hoje, aos 42 anos, Maurílio tenta usar a experiência acumulada ao longo dos anos para levar o Vitória de Santo Antão de volta à primeira divisão do Campeonato Pernambucano. De olho em adversários de pouca expressão em comparação aos times que defendeu e contra os quais duelou, ele não esquece o passado. Da cidade 53 quilômetros distante do Recife, o treinador faz uma viagem no tempo para recordar os momentos que viveu com a camisa do Palmeiras.

- É bom demais lembrar daquele time. Éramos uma verdadeira seleção, e eu jogava ao lado dos melhores. Formou-se um grupo vencedor, em que todos atuavam. Naquele time não tinha coadjuvante - recorda.

Situação bem diferente da atual neste Brasileiro. Com uma campanha irregular, a equipe figura na zona de rebaixamento. No entanto, Maurílio acredita que o Palmeiras tem condições de fugir da queda.

- Acredito que o Palmeiras escapa porque tem um elenco forte e quem está voltando do departamento médico está resolvendo. Agora, a diretoria tem que pegar este momento e procurar tirar lições, fazer diferente. Demitiram Felipão, mas a culpa não era dele, pois não deram os jogadores que ele queria. Tiraram o técnico, consequentemente respirou o caixa e não trouxeram novos atletas. Faltou jogador para buscar objetivos maiores. Fico muito sentido pelo estado do Palmeiras, pois tenho familiares, incluindo meu filho, que são palmeirenses. E me dá dó vê-loss com os olhos cheios de lágrimas por conta do time. Fico triste e torço para que resolvam a situação nesta temporada.

Maurílio também vai ao passado na busca de inspiração para a sua realidade como treinador do Vitória de Santo Antão. Ele não gosta de dar broncas. Prefere o diálogo, bem ao estilo Felipão.

- Sou do tipo paizão, que prefere conversar com os jogadores. A maioria das pessoas não produz no grito. Ao contrário: elas ficam mais retraídas. Então vou buscando melhorar a equipe na psicologia, colocando a minha experiência e meu conhecimento adquirido a favor deles. As coisas estão complicadas por aqui, mas sei que podemos melhorar.

No treino no estádio Carneirão, o treinador mostrou ser do tipo que mais observa do que fala. Maurílio vestia o uniforme do Vitória, nas cores que são íntimas do tempo em que era jogador. O clube pernambucano é vermelho, azul e branco, assim como o Tricolor que o revelou. Com quatro passagens pela Vila Capanema, Maurílio tem identificação especial com o Paraná.

- Fiz 70 gols por lá. Toda vez em que estava no Paraná, disputava artilharia ou conseguia uma boa transferência por causa das minhas atuações. Foi por isso que consegui jogar no Palmeiras, no Logroñes (Espanha) e no Al Ittihad (Arábia Saudita). Ando por Curitiba e as pessoas me reconhecem.

Amuleto palmeirense

Não tinha panelinha, mas tinha muita vaidade. (...) Não nego que era um barril de pólvora"

Maurílio

Otacílio Gonçalves, o padrinho de Maurílio na ida ao Palmeiras, não durou muito. Logo deu lugar a Vanderlei Luxemburgo, e o time começou a funcionar. Mas o atacante levaria dois meses até marcar seu primeiro gol. Na ânsia de acabar com a seca, chegou a perder um pênalti. Começou a marcar, mas a torcida não largaria do seu pé até as oitavas de final da Copa do Brasil de 1993, contra o Vitória.

- Comecei a fazer gols e virei amuleto do time. Até fizeram uma matéria comigo e Tupãzinho, do Corinthians, sobre essa característica. Mesmo assim, a torcida não sossegava. Quando eu pegava na bola, recebia um monte de vaia. Havíamos perdido a partida de ida por 2 a 1, o jogo estava empatado por 0 a 0 e precisávamos vencer. Foi aí que o meia Jean Carlos foi na ponta e cruzou. E eu completei, marcando o gol da classificação. Quando os torcedores viram que eu tinha marcado, ficaram estáticos, se perguntando "Maurílio fez o gol?". Mas depois explodiram em alegria e pararam de me perseguir. (Lembre no vídeo abaixo a vitória de 3 a 1 sobre o Náutico pelo Brasileirão de 94, com gol de Maurílio)

Em um time cheio de craques, as relações entre os atletas muitas vezes eram frágeis. Além de jogadores com currículos invejáveis, existiam os polêmicos, como Edmundo, Edilson e Rincón, que normalmente não levavam desaforo para casa.

- Não tinha panelinha, mas tinha muita vaidade. Um pouco normal, porque quando o jogador vai conquistando espaço na carreira vai ficando mais exigente, e o Palmeiras era um supertime, com vários atletas assim. Costumo dizer que fora de campo ninguém precisa ser amigo, que cada um vá para a sua casa. Porém, no jogo todos se respeitavam e agiam como um elenco. No entanto, não nego que era um barril de pólvora. Se mexesse, era briga, era pau.

Apesar de ser um bom contador de histórias, Maurílio não quis entrar em detalhes sobre a convivência dos comandados de Vanderlei Luxemburgo. Mas lembrou uma característica de Edmundo que irritava todos.

- Tinha vez que todo mundo brigava com Edmundo porque ele não tocava a bola. O time reclamando dele e de repente Edmundo ia na frente, na individualidade, e marcava o gol. A gente corria para comemorar, e a raiva passava na hora. De tempos em tempos, isso acontecia - afirma Maurílio, caindo na gargalhada.

Cuca e Maurilio Palmeiras arquivo (Foto: Ag. Estado)Maurílio no Palmeiras ao lado de Cuca, que também virou treinador - atualmente, briga pelo título do Campeonato Brasileiro pelo Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)

Copa do Brasil

Maurílio saiu do Palmeiras em 1995 e retornou para o Paraná. Teve passagens por Logroñes, da Espanha, Goiás, Santa Cruz, Grêmio e Ponte Preta até chegar ao Juventude em 1999. Já havia defendido o Alviverde de Caxias de Sul em 1997, mas foi na segunda passagem que marcou a história do clube. O atacante fez apenas um gol, na goleada de 6 a 0 sobre o Fluminense na segunda fase, mas foi titular na campanha do título da Copa do Brasil de 1999. Na final contra o Botafogo, a zebra predominou no Maracanã. O 0 a 0 tornou o Ju campeão (recorde no vídeo acima).

- Foi muito bom bater o Botafogo na final. Dar volta olímpica no Maracanã é uma sensação espetacular. Fizemos o estádio calar com 100 mil pessoas lotando as arquibancadas. Apenas uma minoria gritava e cantava. Era a nossa torcida. Foi lindo.

No primeiro jogo, no Alfredo Jaconi, o Juventude havia batido o Botafogo por 2 a 1. Fernando e Márcio Mixirica marcaram para os gaúchos, e Bebeto fez para os cariocas. Na partida de volta, segundo o ex-jogador, mídia e torcida no Rio de Janeiro já davam como certo o título alvinegro.

- Eles falavam que o Juventude não ia suportar a pressão no Maracanã. O time do Botafogo foi muito sério com a gente, as previsões vinham da imprensa e da torcida. Só que aconteceu o contrário, já que tivemos chances de matar a partida. Eu, por exemplo, poderia ter marcado, se o Márcio Mixirica tivesse passado a bola para mim quando eu estava livre para finalizar. Nunca joguei em clube do Rio de Janeiro, mas bato no peito para dizer que já levantei troféu no templo sagrado que é o Maracanã - lembrou Maurílio.

Andarilho

Quando pendurei as chuteiras, fiquei apenas com o nome. O atleta não existe mais. Estou começando uma nova carreira por paixão"

Maurílio

Depois da Copa do Brasil de 1999, as andanças de Maurílio seguiram por 13 clubes. Fez sucesso no futebol cearense, atuando por Ceará e Fortaleza, e pelo Remo, sendo campeão da Série C de 2005. Teve mais duas experiências internacionais com o Vitória Guimarães (Portugal) e o Al Ittihad, sendo artilheiro e campeão saudita pelo último. Passou mais duas vezes pelo Paraná até ficar perambulando por pequenos clubes. Encerrou a carreira em 2009 pelo Uniclinic-CE e virou treinador em 2010, no Maranguape-CE.

- Quando pendurei as chuteiras, fiquei apenas com o nome. O atleta não existe mais. Estou começando uma nova carreira por paixão. Soube guardar o que ganhei como jogador. Se eu quisesse, não precisaria trabalhar. Mas sou movido pelo amor ao futebol.

O bem-humorado Maurílio vai ter que trabalhar bastante para fazer o Vitória jogar bem. Várias pessoas do clube estão desacreditadas sobre a campanha do Tricolor das Tabocas na segunda divisão do Pernambucano. É sua quinta tentativa como treinador, a primeira fora do Ceará.

- Pretendo crescer na profissão fazendo uma boa campanha e conquistando títulos pelo Vitória. Daí posso almejar algo maior. Ninguém quer ficar onde está, todo mundo quer evoluir, e comigo não é diferente.

O Vitória é o sexto colocado na busca pelo acesso, com 20 pontos. No domingo, visita o Íbis.

Maurílio - Vitória de Santo Antão (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Pelo menos nas cores, Vitória remete Maurílio aos bons tempos de jogador do Paraná (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)



Mota deixa o treino com dores, mas é relacionado para jogo com o Ipatinga

Mota, atacante do Ceará (Foto: Divulgação / CearaSC.com)Mota deve estar em campo contra o Ipatinga
(Foto: Divulgação / CearaSC.com)

No primeiro coletivo realizado nesta semana o técnico PC Gusmão tomou um susto. O atacante Mota sentiu dores na coxa direita e acabou deixando o gramado, quando treinava entre os titulares.

O artilheiro do Ceará na temporada e na Série B foi prontamente avaliado pelo departamento médico do clube, que detectou apenas um desconforto no músuclo adutor da coxa.

A princípio o atleta não preocupa para a partida contra o Ipatinga, neste sábado. Tanto que o nome de Mota aparece na lista dos relacionados para o jogo.

O Ceará recebe o Ipatinga neste sábado, às 21h (de Brasília), no estádio Presidente Vargas.



Partida entre Criciúma e Ceará volta a ser jogada na sexta-feira

O jogo entre Criciúma e Ceará, remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), par ao sábado, 6 de outubro, véspera do 1º turno das eleições municipais, para 21h50m, volta a ser na sexta-feira (5), como havia sido marcado originalmente.

A mudança havia ocorrido para adequar a partida á grade programação de uma TV. No entanto, a Polícia Militar argumentou que não teria contingente adequado para a partida devido às eleições.



Série B: Goiás enfrenta Guará em dia especial para seu técnico

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 17:05 São José dos Campos (SP)

A vigésima sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começou na última terça-feira e continua a ser disputada neste fim de semana, com jogos na sexta-feira e no sábado.

O Goiás, terceiro colocado com 49 pontos, enfrenta o Guaratinguetá, 17º com 25 pontos, em uma partida especial para o seu treinador Enderson Moreira. Além de completar um ano no comando do clube, o treinador também completa 40 anos nesta sexta-feira.

- É muito gratificante atingir uma marca como essa, principalmente no futebol brasileiro, onde esse tipo de situação que não é muito comum - declarou Enderson.

Apesar da festa, o time Esmeraldino precisa da vitória para não correr riscos de ser ultrapassado pelos rivais e deixar o G4. Enquanto o Guará precisa golear e torcer por uma derrota do CRB para deixar a zona de rebaixamento.

TIGRE BUSCA TERCEIRA VITÓRIA SEGUIDA

O Criciúma, segundo colocado com 52 pontos, também entra em campo no sábado. O Tigre vai até Alagoas para enfrentar o CRB, 16º com 28 pontos. Uma vitória do Tigre mantém a equipe na segunda posição e na caçado ao Vitória, líder com 57 pontos. O técnico Paulo Comelli falou sobre as dificuldades de enfrentar o CRB.

- Temos que tomar muito cuidado. O CRB está próximo da zona do rebaixamento e vai vir com tudo - afirmou.

AZULÃO LUTA PARA SE MANTER NO G4

O São Caetano, quarto colocado com 49 pontos, enfrenta o Paraná fora de casa, no Durival Britto. O time paranista está na 14ª posição, com 32 pontos. Uma vitória do Azulão garante a equipe no G4, enquanto o Paraná luta para se afastar cada vez mais da degola.

LÍDER JOGA NO SÁBADO

O Vitória, líder da Série B com 57 pontos, joga contr ao Avaí na Ressacada. O Leão da Ilha é o nono colocado com 40 pontos e precisa vencer para continuar sonhando com o G4, enquanto o Vitória quer aumentar ainda mais a vantagem que possue sobre o Criciúma.

Também no sábado, outros três jogos fecham a rodada: o Bragantino recebe o Atlético-PR; o América-RN visita o Guarani e o Ceará joga em casa contra o Ipatinga.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leandro Chaves e Eusébio podem reforçar o Vovô contra o Ipatinga

Leandro Chaves atuou pela última vez contra o Boa Esporte (Foto: Divulgação / CearaSC.com)Leandro Chaves atuou pela última vez contra o Boa
Esporte (Foto: Divulgação / CearaSC.com)

Cumprindo suspensão automática, Juca é desfalque para o meio-campo alvinegro contra o Ipatinga no próximo sábado. Mas o Ceará pode ganhar dois reforços importantes no setor. Eusébio e Leandro Chaves voltaram a treinar com bola e foram liberados pelo departamento médico do clube.

Os dois jogadores vão trabalhar com o restante do grupo durante toda a semana e serão melhor observados pela comissão técnica. Dependendo da evolução física, podem até ser relacionados pelo técnico PC Gusmão.

Eusébio ficou de fora da partida contra o Atlético-PR, na última rodada, devido a uma lesão muscular na coxa. Já Leandro Chaves não atua desde o jogo contra o Boa Esporte, ainda na 14ª rodada - há quase dois meses. Por estar a mais tempo de fora, devido a uma lesão na coxa, Leandro Chaves pode ainda não estar na partida contra o Ipatinga.

As decisões, no entanto, ficarão a cargo da evolução dos atletas e das escolhas do treinador. PC Gusmão ainda não está em Fortaleza. O técnico está no Rio de Janeiro resolvendo problemas particulares e retornará na noite da próxima quarta-feira. Quem tem comandado o time na sua ausência é a comissão técnica e o auxiliar Anderson Silva.



Love 'goleia' Marcelo Moreno na briga pelo gol mais perdido da 26ª rodada

Tudo bem, ele é artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com dez gols. Tudo bem, ele deu as duas assistências da vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Atlético-GO no domingo. Mas, apesar de merecer o perdão, Vagner Love desperdiçou chance incrível no duelo diante do Dragão, após cruzamento de Wellington Silva, e foi eleito autor do gol mais perdido da rodada, com mais de 58% dos votos, em enquete do “É Gol!!!”.

Concorrente à altura de Love na disputa, Marcelo Moreno (27,9%) ficou em segundo. O atacante perdeu a chance de dar importante vitória para o Grêmio diante do Atlético-MG, no Estádio Independência, depois de receber passe do lateral Pará e, com o goleiro Victor já batido, chutar para fora. O duelo terminou 0 a 0.

Vagner Love, Flamengo x Grêmio (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)Vagner Love, Flamengo x Grêmio (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)

O meia Moisés, da Portuguesa, é o terceiro colocado. Ele fez tudo certo: ganhou de dois adversários do Santos na corrida e driblou o goleiro Rafael. Mas, na hora de chutar, a bola foi direto na trave. Menos mal que o gol não fez falta, já que a Lusa venceu o Peixe por 3 a 1.

Magno Alves (1,18%), do Ceará, e Kim (0,47%), do Náutico, completam a lista de candidatos. O lance com o atacante do Timbu rendeu bastante polêmica já que houve muita reclamação de pênalti do zagueiro Gum, do líder Fluminense, que venceu por 2 a 1.

Assista a outros vídeos do “É Gol!!!”



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Eusébio ainda é dúvida para a partida contra o Ipatinga

Eusébio, volante do Ceará (Foto: Divulgação / CearaSC.com)Eusébio pode desfalcar o clube pela segunda
partida seguida (Foto: Divulgação / CearaSC.com)

Eusébio ainda não está confirmado para a partida contra o Ipatinga no próximo sábado. O volante começou a fazer a transição do departamento médico para a parte física na tarde desta segunda-feira.

O jogador ainda se recupera de um estiramento na coxa sentido na partida contra o Joinville, na 25ª rodada. Na tarde desta segunda-feira, ele correu pelo gramado em Porangabuçú. Eusébio deve ser reavaliado pelo departamento médico do clube nesta terça-feira. Dependendo da evolução do atleta, ele pode ser liberado para atuar contra o Ipatinga.

O técnico PC Gusmão aguarda a liberação do volante, pois quem já está de fora dessa partida é uma outra importante peça de meio-campo: Juca. O jogador está suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-PR no último sábado.

Sem os dois, o técnico PC Gusmão terá trabalho para reorganizar o meio-campo da equipe. Heleno não vem sendo utilizado e sequer esteve no banco de reservas nas últimas partidas. Jardel e Régis podem ter nova chance. O mais provável é que Róbston fique com a vaga de Juca. Mas ainda poderia sobrar um outro lugar no meio-campo.

No ataque, Misael retorna após cumprir suspensão por terceiro cartão amarelo. O Ceará enfrenta o Ipatinga no próximo sábado às 21h (de Brasília), no estádio Presidente Vargas.



Teve Isso! Pouso forçado em campo, time desidratado e cachorro solto

O futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos no fim de semana. Perdeu algum? Confira:

Vagner Love à la Deivid

O Flamengo venceu o Atlético-GO no Estádio Serra Dourada e se afastou da zona do rebaixamento. A vitória de virada por 2 a 1 poderia ter sido mais folgada se o atacante Vagner Love não tivesse desperdiçado um pênalti e perdido um gol incrível em seguida. Aos 44 minutos da segunda etapa, o atacante, que estava praticamente embaixo do gol, mandou a bola no travessão após receber cruzamento de Wellington Silva já com goleiro Márcio batido na jogada. Após o lance, muitos torcedores devem ter se lembrado dos gols incríveis perdidos pelo atacante Deivid, que recentemente foi contratado pelo Coritiba após sair do clube.

'Malandragem' de Valdívia

O Palmeiras derrotou o Figueirense por 3 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli na estreia do técnico Gilson Kleina. Apesar da vitória, os jogadores do Verdão, sobretudo Valdívia, reclamaram muito do gol de falta marcado por Marcos Assunção anulado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio sob a alegação de que o Mago estaria impedido. No momento da cobrança, o chileno ficou pulando sozinho atrás da barreira, dentro da área, como forma de atrapalhar a visão do goleiro Wilson. O jogador, que recebeu cartão amarelo por reclamação, afirmou após o jogo que é perseguido pelo juiz desde a final da Copa do Brasil. Nessa, o chileno tentou ser malandro.

Quase gol de placa

No clássico contra o Santos disputado no Pacaembu, Moisés, da Portuguesa, quase fez um gol de placa lembrando o ex-jogador do clube Dener, que morreu num acidente de carro em 1994. Ele arrancou com a bola do meio do campo, passou no meio de dois defensores, driblou o goleiro Rafael, mas na hora de chutar acabou perdendo o ângulo e a bola bateu na trave. Sorte que este gol perdido não fez falta para garantir a vitória da Lusa sobre o Peixe por 3 a 1. Lembrando que um dos gols mais bonitos marcados pelo saudoso Dener foi feito justamente num jogo contra o time da Vila Belmiro.

Dois dias de viagem para ver o time do coração

O comerciante maranhaense Manoel de Jesus, de 42 anos, encarou dois dias de viagem para realizar o seu sonho de ver pela primeira vez num estádio um jogo do Vasco, seu time de coração, na partida contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Ele juntou dinheiro nos últimos dois anos para realizar o sonho e carregou cinco integrantes da família. Apesar da longa e cansativa viagem, Manoel não perdia a animação e fazia questão de registrar tudo com sua câmera. Sua próxima meta é assistir a um jogo do Vasco no Rio. Definitivamente, o amor do torcedor pelo seu clube não tem limites, nem distância.

Torcida do Vasco no Moisés Lucarelli (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Torcida do Vasco no Moisés Lucarelli (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

Protesto no aeroporto

Insatisfeito com os últimos resultados do clube no Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores do Cruzeiro fez um protesto no aeroporto durante o embarque da equipe para São Paulo. O alvo principal foi o goleiro Fábio. O jogador foi chamado de "mão de alface" pela própria torcida, principalmente pela atuação contra o Vasco, em Varginha, quando foi acusado de falhar no gol da equipe carioca. Os jogadores tiveram que ser escoltados por policiais militares até a sala de embarque. Ninguém foi poupado. Até o argentino Montillo foi criticado pelos torcedores. A iniciativa não deu muito resultado, pois a Raposa acabou sendo derrotada pelo São Paulo por 1 a 0 no Morumbi em nova falha do goleiro Fábio.

Presidente chama árbitro de ‘bandido’

Após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, em Volta Redonda, o presidente do Náutico Paulo Wanderley chamou o árbitro Pablo Santos Alves de "bandido" por não ter marcado um pênalti no final da partida em cima do atacante Kim, que poderia ter garantido o empate para a equipe pernambucana. Após dar uma cabeçada à queima-roupa contra a meta do goleiro Diego Cavalieri, Kim foi empurrado pelo zagueiro Gum quando se preparava para pegar o rebote.

Sai da frente

Uma cena inusitada marcou a partida entre Fluminense e Náutico, em Volta Redonda. Aos 16 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Leandro Euzébio cai após tentar evitar a saída da bola pela linha lateral e se choca com o técnico Abel Braga, que estava na beira do gramado, arrancando risadas de quem estava no estádio. Felizmente, os dois não se machucaram e puderam continuar no jogo normalmente. O Fluminense venceu o jogo por 2 a 1, com um gol do próprio Leandro Euzébio e outro de Fred.

Cachorro solto

No segundo tempo da partida entre Botafogo e Corinthians, no Engenhão, um cachorro da Polícia Militar chamou a atenção ao começar a correr ao lado do campo. O pastor alemão chegou a entrar no gramado, mas não interrompeu o jogo. Após alguns minutos, os policiais conseguiram colocar a coleira no animal. Lembrando que um cachorro chamado Biriba faz parte da história do Glorioso, pois era considerado um verdadeiro amuleto pelo ex-presidente Carlito Rocha. O cachorro da PM não deu muita sorte ao Botafogo, que apenas empatou com o Corinthians em 2 a 2.

Meião rasgado

Uma cena curiosa aconteceu no segundo tempo da partida entre Atlético-MG e Grêmio, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Após ser desarmado pelos defensores do Galo quando tentava levar o Tricolor Gaúcho ao ataque, Zé Roberto teve o meião rasgado. Apesar do esforço do jogador, o Grêmio apenas empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG e continua na terceira colocação  com 49 pontos. Já o Galo continua na vice-liderança com 52 pontos, quatro a menos que o líder Fluminense.

Pouso no gramado

Um paraquedista pousou no gramado do Estádio Novelli Junior, em Itu, durante o primeiro tempo da partida entre Ituano e Botafogo-SP, válida pela segunda fase da Copa Paulista. Segundo a assessoria de imprensa do Ituano, o rapaz teria afirmado aos fiscais da Federação Paulista que um "vento inesperado" o levou para dentro do gramado. Ele ainda se ofereceu para trabalhar como gandula. Porém, os fiscais da Federação Paulista pediram para que ele deixasse o gramado. O jogo terminou empatado em 3 a 3.

Paraquedista cai dentro do campo durante partida da Copa Paulista em Itu (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)Paraquedista cai no campo durante partida da Copa Paulista em Itu (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)

Do hospital para o campo

Treze jogadores do Boca Júnior-SE foram internados com desidratação. Por conta disso, o presidente do clube, Gilson Bhear, pediu que a partida contra o Laranjeiras, pela segunda divisão do estado, fosse adiada, mas o presidente da Federação sergipana, Carivaldo Sousa, recusou. Mesmo com os problemas médicos, o time conseguiu vencer o jogo por 2 a 0. Dos jogadores que entraram em campo, apenas o volante Rodrigo e o lateral David não passaram mal. O goleiro Rodrigo; o lateral Geovani; os zagueiros Deniscley (Denisson), Júnior e Gener (Alex); os meias Rodrigo, Daniel Alves e Tales (Gildemar); e os atacantes Rael e Humberto jogaram no sacrifício.

Partida entre Laranjeiras 0x2 Boca Júnior (Foto: Josafá Neto / Rádio Jornal)Partida entre Laranjeiras 0x2 Boca Júnior (Foto: Josafá Neto / Rádio Jornal)

Bola pro mato

 Um lance diferente marcou a partida entre Coxim e Ponta Porã, pela 5ª rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B. Aos 45 minutos do segundo tempo, durante um lance de ataque do time da casa, o massagista ponta-poranense invadiu a grande área e dividiu a bola com o atacante, evitando uma chance de gol. O massagista estava atrás do gol porque tinha acabado de prestar atendimento ao goleiro da equipe. Revoltados, alguns jogadores do Coxim foram para cima do massagista, querendo tirar satisfação. O árbitro Alan Larios Lezo expulsou o massagista de campo. A partida estava em 1 a 0 para os visitantes quando houve a intervenção, e o placar se manteve até o apito final.

Técnico-torcedor

O técnico do Libermorro, Luís Carlos Martins, que comanda a equipe na disputa do Campeonato Amazonense infantil e juvenil, mal esperou o apito do árbitro que sinalizou a derrota de sua equipe por 5 a 1 para o Nacional para assistir por meio de um celular aos lances do empate sem gols do seu clube de coração, o Paysandu, que jogou contra o Santa Cruz pela Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico-torcedor ainda deu "pitaco" no time do coração. Luís atuou em 1960 no Papão da Curuzu.

Luís_celular (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Luís torceu pelo celular (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)


 



CBF altera data do jogo entre Criciúma e Ceará

Ceará x Criciúma pela Série B do Campeonato Brasileiro (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Criciúma x Ceará teve a data alterada pela CBF
(Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

A CBF anunciou nesta segunda-feira alteração na data e horário do jogo Criciúma x Ceará. A partida estava marcada para o dia 5 de outubro - sexta-feira -, mas foi modificada para o dia seguinte, no sábado, 6 de outubro.

O jogo ocorreia às 21h (horário de Brasília), mas também foi alterado para as 21h50 (horário de Brasília). A partida será disputada no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina,  e é válida pela 28ª rodada da Série B.

No 1º turno, os times empataram em 2 a 2 no Presidente Vargas. As duas equipes lutam pelo acesso.



Vagner Love e Marcelo Moreno duelam pelo gol mais perdido

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro atingiu a média de 2,4 gols por partida. Mas poderia ter sido melhor. Muitas oportunidades foram desperdiçadas e até atacantes consagrados “contribuíram” para a lista das chances mais perdidas reunidas pelo “É Gol!!!”. Agora, os internautas decidem quem fez pior no fim de semana.

Vote no gol mais perdido

O primeiro concorrente é Vagner Love. Apesar de ter dado passe para os dois gols do Flamengo na vitória fora de casa sobre o Atlético-GO, o atacante fez por onde participar desta eleição. Além de perder um pênalti, ele desperdiçou chance incrível chutando no travessão, embaixo do gol, sem goleiro, depois de cruzamento do lateral-direito Wellington Silva.

O duelo entre o segundo colocado, Atlético-MG, e o terceiro, Grêmio, terminou sem gols no Estádio Independência. Mas Marcelo Moreno poderia ter garantido os três pontos para o Tricolor Gaúcho. O lateral-direito Pará roubou a bola de Richarlyson e tocou para o companheiro apenas empurrar sem goleiro. Mas ele chutou para fora.

Montagem gol mais perdido da 26ª rodada É Gol (Foto: Montagem SporTV)Artilheiros de Fla e Grêmio disputam gol mais perdido da rodada (Foto: Montagem SporTV)

Da Série B, chega mais um candidato. O experiente Magno Alves, de 36 anos, recebeu passe de Robert e estava cara a cara com o goleiro do Atlético-PR, mas chutou por cima. Resultado, o gol fez falta e o Vozão acabou derrotado por 2 a 1 fora de casa.

Na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, o meia Moisés quase marcou um gol de placar para a Portuguesa. Ele arrancou, escapou de dois marcadores na velocidade, driblou o goleiro Rafael e bateu. Mas a bola acertou a trave e saiu pela linha de fundo.

Quem fecha a lista é Kim, do Náutico. Em lance que gerou muita polêmica contra o Fluminense, ele cabeceou, Diego Cavalieri espalmou e, no rebote, o atacante foi novamente tentar finalizar, mas reclamou de pênalti após empurrão de Gum.

Assista a outros vídeos do “É Gol!!!”



Artilheiro do Ano: principais favoritos ao prêmio passam em branco

faixa torcida santos neymar (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Torcida do Santos apoia Neymar em duelo contra a
Lusa (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

A pressão por resultados cresce à medida que a reta final do Campeonato Brasileiro vai se aproximando. É, justamente, neste momento decisivo que as equipes concorrentes ao título ou ao acesso depositam as esperanças em seus artilheiros. No entanto, neste fim de semana, os principais goleadores da temporada não convenceram. Ou melhor, nem entraram em campo. Suspensos, os favoritos ao prêmio Artilheiro do Ano passaram em branco e, por isso, não conseguiram diminuir a diferença para o líder Neto Baiano, ex-Vitória, com 38 gols.

No Pacaembu, o Santos, carente de seu maior craque, foi presa fácil para a Portuguesa. Com certa facilidade, a Lusa venceu o Peixe por 3 a 1. Mesmo ausente, Neymar foi lembrado pelos santistas com faixas, em um movimento para defender o craque, que soma 36 gols na temporada, das vaias sofridas na seleção brasileira.

No dia em que o ASA celebrou seu aniversário de 60 anos, o América-RN foi mais eficiente e venceu por 2 a 0. O time alagoano sufocou o América, mas também sentiu falta do seu principal jogador, o centroavante Lúcio Maranhão, que recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Criciúma e, portanto, não pôde atuar contra o time potiguar.

Enquanto isso, o Criciúma deu mais um passo para voltar à elite do Brasileirão (derrotou o Ipatinga por 3 a 2). No entanto, também não pôde contar com seu principal jogador. Zé Carlos, artilheiro do Tigre na Série B, com 20 gols, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por dois jogos e desfalcou sua equipe no duelo do último sábado.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Neste início de temporada, a atualização será feita às segundas e sextas.

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 24/09/12 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



domingo, 23 de setembro de 2012

Vitória supera o Goiás e segue líder absoluto da Série B do Brasileirão

LANCEPRESS! - 22/09/2012 - 18:08 Salvador (BA)

Vitória x Goiás - Série B - Gol do Élton (Foto: Romildo de Jesus)
Élton foi o destaque do Vitória com dois gols marcados (Foto: Romildo de Jesus)

O Vitória segue na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o Rubro-Negro superou o Goiás, time de melhor campanha no returno, por 3 a 1, diante da sua torcida, no Barradão, em duelo válido pela 26ª rodada da competição. Élton, duas vezes, e Tartá marcaram para a equipe baiana. Renan Oliveira descontou para o Esmeraldino.

Com o resultado, o Vitória foi a 57 pontos e manteve cinco de vantagem para o Criciúma, que superou o Ipatinga. Já o Goiás segue com 49 e se manteve em terceiro.

O Vitória abriu o placar logo com um minuto. Após cobrança de escanteio, Élton ficou com a sobra, dominou e finalizou sem chances de defesa para Harlei. O empate do Goiás, que era pressionado, veio com Renan Oliveira, em bela finalização de fora da área, aos 15.

O Rubro-Negro voltou melhor para a etapa final e, novamente com Élton, aos 24, voltou a ficar na fente. Já Tartá, aos 32, decretou o triunfo do Vitória no Barradão.

ATLÉTICO-PR 2 x 1 CEARÁ

Furacão fez o dever de casa na tarde deste sábado (Foto: Felipe Gabriel

O Atlético-PR segue a sua perseguição ao G4. Nesta tarde, atuando no ECO Estádio, o Furacão derrotou o Ceará, por 2 a 1. Elias e Marcão marcaram os gols da equipe paranaense, enquanto Márcio Careca descontou para o Vozão. O Atlético assumiu a quinta posição, com 46 pontos. Já o Ceará segue com 41 e permanece em sétimo.

SÃO CAETANO 3 X 2 CRB

O São Caetano derrotou o CRB, por 3 a 2, no Anacleto Campanella, e se manteve na quarta posição, agora com 49 pontos. Somália, Gabriel e Éder anotaram os gols do Furacão. Já a equipe alagoana, que quase chegou ao empate - o Azulão vencia por 3 a 0 -, marcou com Ronaldo e Ricardinho e permanece com 28 e na 16ª posição.

GRÊMIO BARUERI 1 X 2 BOA

O Boa abriu nove pontos de vantagem para a zona do rebaixamento ao derrotar o Grêmio Barueri, por 2 a 1, na Arena Barueri. Vanger abriu o placar para a equipe de Varginha, Alê empatou, mas Fernando Karanga garantiu o triunfo do Boa, que assumiu a 12ª posição, com 34 pontos. A equipe de Barueri segue em último, com 14.

IPATINGA 2 X 3 CRICIÚMA

O Criciúma manteve a vice-liderança da Série ao superar o Ipatinga, por 3 a 2, atuando no João Lamego, no Vale do Aço de Minas Gerais. Marlon, Douglas e Kleber fizeram os gols do Tigre catarinense que agora soma 52 pontos. Já o Tigre de Ipatinga, que era derrotado por 3 a 0, marcou com Márcio Diogo e Anderson Uchôa e segue com apenas 16 e na 19ª posição.

Confira os jogos da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

Terça-feira - 18/9

Bragantino 2 x 0 América-MG - Nabi Abi Chedid

Sexta-feira - 21/9

Avaí 2 x 0 Guaratinguetá - Ressacada
ABC 3 x 1 Guarani - Frasqueirão
Joinville 3 x 1 Paraná - Arena Joinville

Sábado - 22/9

15h

Atlético-PR 2 x 1 Ceará - ECO Estádio

16h

São Caetano 3 x 2 CRB - Anacleto Campanella
Grêmio Barueri 1 x 2 Boa - Arena Barueri
Ipatinga 2 x 3 Criciúma - João Lamego
Vitória 3 x 1 Goiás - Barradão

21h

ASA x América-RN - Coaracy da Mata Fonseca